terça-feira, 23 de junho de 2015

Eleanor & Park - Rainbow Rowell

Oiie. Depois de um tempo tô de volta! Resenha do livro mais fofinho *--*

Nuvem literária

Park

" Park notou a aluna nova quase ao mesmo tempo que o resto da turma. Ela estava em pé na entrada do ônibus, ao lado do primeiro lugar vago. [...]
A garota, a aluna nova, respirou fundo e foi seguindo pelo corredor. Ninguém a olhava. Park tentou fazer o mesmo, mas era uma situação do tipo desastre de trem, ou eclipse: você simplesmente tem que olhar.
A menina tinha a aparência exata do tipo de pessoa com o qual isso costuma acontecer. Não só por ser uma pessoa nova ali, mas por ser grande e esquisita. Com cabelo bagunçado, bem ruivo, além de cacheado. E se vestia como se... como se não quisesse que as pessoas ficassem olhando. Como se não sacasse que estava um desastre completo. Usava camisa xadrez masculina, meia dúzia de colares estranhos pendurados em volta do pescoço e lenços amarrados nos pulsos. [...]
Antes mesmo de decidir fazê-lo, Park deslizou para perto da janela.
- Sente-se aí - disse, num tom agressivo. A menina ficou parada, olhando, como se não soubesse se era outra gozação ou algo assim. - Caramba - Park continuou, baixinho, acenando com a cabeça para o espaço ao lado dele -, é só sentar. "

Meninices da vida

Sinopse: Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos.
Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola.
Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e "grande" (ela pensava em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família.
Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no ínicio, começão a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths.


Poa e Glitter

Eleanor

" Pelo menos ele ainda não tinha conversado com ela. Nem sequer olhado para ela.
Pelo menos ela achava que não; ela também não tinha olhado para ele.
Às vezes, Eleanor olhava para os tênis dele, por sinal eram bem legais. E às vezes via o que ele estava lendo...
Sempre gibis. "
[...] 

Park

" Ela andava lendo o gibi dele. 
[...]
Finalmente, percebeu que ela olhava para o colo dele. Não com sacanagem. Olhava para o gibi, e dava até para ver os olhos dela movendo-se.
[...]
Park não disse nada. Somente abriu mais o gibi e foi virando as páginas mais lentamente. "


Minha opinião: Eu até que curti o livro. Não foi aquele amor de mover montanhas. Hm, não me senti aconchegada pelo livro. Faltou um elemento para isso acontecer: o diferente. Todo o livro fala da mesma coisa, se passa os mesmos assuntos, nos mesmos lugares e com as mesmas pessoas. Se tivesse alguma coisa improvável, daquelas de tirar o fôlego, provavelmente eu curtiria mais.
O enredo é bem criativo e diferente de tudo o que eu já li. Talvez esse se torne um atrativo pelo livro.
Outra coisa que notei de diferente foi o assunto e algumas situações abordadas. Os livros que eu costumo ler tem palavrões e situações sexuais. Mas esse não. Se tem, muito pouco e suave, nada explícito. Ele também ensina que julgar as pessoas pela aparência realmente não é legal. Você provavelmente não sabe a situação familiar que ela vive, as condições financeiras...; todo o amor é possível, independentemente das diferenças físicas, ideológicas, de valores ou questões familiares. Basta realmente amar e se dedicar a esse amor!
Saindo do enredo, vamos à escrita. Por causa da mesmice de assunto, o livro acaba se tornando um pouco maçante. A diagramação é boa e, o que me chamou a atenção foi a divisão entre as situações vividas por Eleanor e de Park (imagem acima), como eu havia comentado em O Sorriso das Mulheres, que não apresenta essa divisão, o que torna o livro confuso, esse é um ponto ótimo para Rowell.



Amei essa arte! Despindo estórias


Informações:

Título original: Eleanor & Park;
Autora: Rainbow Rowell;
Editora: Novo Século;
Páginas: 328;
Duração da leitura: uns 20 dias;
Nota: 
Beijos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que acharam do post ?? Me digam aqui nos coments !!
:*